Comentários

(7)
Wadih Brazao, Advogado
Wadih Brazao
Comentário · há 8 anos
Dr. se o Sr. me permite, vou discordar do seu pensamento, sempre, desde já lhe torno público que já tive esta visão que o Sr. denota neste artigo que deve ser motivo de varias reflexões sobre o tema.
Acredito que independe da condição social ou de quanto o Sr. acredite ter ou não ter, o saber necessário, o que importa como o Sr. mesmo descreveu o exercício profissional é um múnus público, logo assim como em outras profissões de mesma relevância para a sociedade, como é o caso da nobre profissão de advogado, esta cobrança de consulta prevista legalmente, não irá importar em muros a serem transpostos pelos clientes e sim no reconhecimento do estudo, das horas de preparação, do envolvimento pois diferente de algumas profissões, recomendo sempre o envolvimento com o cliente, com a causa e principalmente com a ética.
Assim como o Sr. talvez em uma análise prima facie até pior do que o Sr. resido na região norte, que pasmem tem índices bem ruins, e o ranço do não pagamento de consulta jurídica, mas acredito que assim como na medicina, mesmo que o Sr. mesmo já deve ter sido acometido de uma gripe, mas por preocupação procurou o profissional da área para ter uma opinião a respeito, para obter esta anamnese, que nem sempre resulta em prescrição o Sr. com certeza pagou por isto, se foi através de um plano particular ou se foi um órgão público, através de impostos ou de sua mensalidade ou mesmo num caso mais remoto nos dias de hoje uma consulta particular.
Por analogia nem sempre quando consultamos esta consulta resulta em ações, pois de forma prática viabilizamos ou indeferimos a demanda, logo não é pelo tempo desprendido, pelo resultar em ações, mas sim pelo ofertar de conhecimento técnico adquirido, e sim quando a nossa classe não comunga desta prática realmente avilta os honorários dos profissionais desta área.
E não inviabilizará o acesso dos desafortunados a justiça, pois assim com em outra áreas existem possibilidades bancadas pelo estado para suprir estas lacunas, sem entrar no mérito do funcionamento, mas que eles existem, estes existem.
Espero realmente que num breve passar dos anos esta prática não se torne algo de outro mundo e passe a ser aceito de forma corriqueira como uma mera prestação de um serviço técnico desenvolvido por um profissional no exercício de sua profissão, espero ter contribuído para este debate e para que possamos crescer este entendimento.
Saudações
Wadih Brazão
7
0
Wadih Brazao, Advogado
Wadih Brazao
Comentário · há 9 anos
Doutor , muito bom o texto, e certamente o novo CPC será alvo de polemicas, quando de sua implementação, mas voltando ao problema cultural, nossos pares logo tratarão de buscar a adequação das novas normas, aos meios já praticados, quando vier ao norte publique para que se for possível possamos trocar ideias, que será uma honra.
saudações
Wadih Brazão
4
0
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres

Outros advogados em Belém (PA)

Carregando